Blog

Dia Mundial do Meio Ambiente

DIA MEIO AMBIENTE

Que nesse dia do meio ambiente, todos (profissionais que atuam na área, pessoas físicas ou jurídicas que de qualquer forma utilizem o meio ambiente, gestores públicos que atuam na sua proteção, membros do ministério público e dos poderes executivo, legislativo, e judiciário) possam executar com esmero suas atribuições, contribuindo para que o brasil mantenha sua vocação de protetor dos recursos naturais em consonância com o desenvolvimento sustentável e com responsabilidade socioambiental.

Luiz Antonio Mota Nunes de Melo (Manaus)
Presidente da APEF

1º Congresso Online de Manejo e Conservação de Árvores Urbanas

O Laboratório de Paisagismo do Departamento de Ciências Florestais da UFPR, polo mais antigo e produtivo em geração de conteúdo científico sobre floresta urbana do país, realizará o primeiro Congresso Online de Manejo e Conservação das Árvores Urbanas. O Congresso será realizado no período de 22 a 26 de março de 2021 por meio de transmissão no Youtube. A programação conta com diversas palestras ao vivo, momento para interação com o público e apresentações de trabalhos técnicos-científicos na forma de poster digital e vídeo pitch. Informações atualizadas serão disponibilizadas nas redes sociais do evento.

 

Acesse:

www.arborizacaoemfoco.com.br

Intagram: @arvores.urbanas.2021

Facebook: facebook.com/Arvores.Urbanas.2021

Dia Internacional das Florestas

DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS


Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado,
bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida,
impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e
preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

 

As florestas trazem e geram benefícios diretos como proteção da fauna, produção de frutas, princípios ativos medicamentosos, madeira, cipó e de forma indireta, promove a manutenção da fertilidade do solo e reciclagem de nutrientes, proteção de bacias hidrográficas, fixação de carbono, controle de erosão, mantendo o equilíbrio harmoniosos da biodiversidade.
As florestas brasileiras, pela dimensão continental do país, tem uma diversidade de biomas florestais, sendo eles: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa.
Recentemente, um estudo elaborado pela EMBRAPA concluiu que a situação real das florestas brasileiras chega a 66,3% de suas áreas protegidas, sendo utilizado 30,2% do território brasileiro para agricultura, pecuária e plantações florestais.
NÓS PROTEGEMOS AS NOSSAS FLORESTAS!

 

Luiz Antonio Mota Nunes de Melo (Manaus)

Presidente da APEF 

A História da Primeira Faculdade de Florestas do Brasil

O Professor da UFPR, SEBASTIÃO DO AMARAL MACHADO, Presidente Fundador da APEF, conta a História da formação da primeira Faculdade de Florestas do Brasil para o Florestas Online (o Primeiro Congresso Florestal Online do Brasil - organizado pela Paulo Cardoso Comunicações).

Produção Bit Vídeo, realização Paulo Cardoso Comunicações.

Rede irá promover igualdade de oportunidades para mulheres no setor florestal

Rede irá promover igualdade de oportunidades para mulheres no setor florestal

Uma rede independente de mulheres do setor florestal começa a ganhar voz a partir da mobilização de um grupo de profissionais do Paraná. De caráter não governamental, sem fins lucrativos ou vinculação partidária, a Rede Mulheres do Setor Florestal – Rede Mulher Florestal está sendo criada para promover o respeito à diversidade e à igualdade de oportunidades nesse segmento.

De acordo com uma das idealizadoras do projeto, a consultora e engenheira florestal Fernanda Rodrigues, o setor florestal historicamente é majoritariamente masculino. “A inserção das mulheres nesse mercado se deu mais recentemente e o tema equidade de gênero necessita de discussão ampla, já que o assunto é evidente nas discussões internacionais e nacionais, mas incipiente dentro do segmento”, afirma. Vale lembrar que a discussão já faz parte dos novos padrões que serão adotados pelo Forest Stewardship Council (FSC), que certifica áreas florestais em todo o mundo.

A organização pretende ser uma plataforma, que permita que mulheres ligadas ao setor florestal brasileiro tenham seu primeiro contato, ampliem, promovam e compartilhem seu conhecimento sobre o tema gênero no setor florestal.

Para isso, irá atuar a partir de sete estratégias que foram alinhadas com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Organizações das Nações Unidas (ONU) número 5 que preconiza: “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas e com o Plano Estratégico das Nações Unidas para as Florestas 2017-2030”. As estratégias da Rede são:

  • Promoção e participação em debates sobre a presença efetiva das mulheres nos níveis de tomada de decisão do setor florestal;
  • Promover junto aos governos a inclusão das mulheres na formulação e implementação e políticas florestais;
  • Discutir e oportunizar a presença das mulheres em todos os níveis no setor florestal;
  • Promoção e participação em debates sobre o papel das mulheres no setor florestal;
  • Promoção e participação em debates sobre igualdade de gênero e empoderamento das mulheres no setor florestal;
  • Gerar e difundir dados sobre gênero no setor florestal;
  • Promover ações de educação, treinamento e extensão no setor florestal.
  • Ao lado de Fernanda nessa empreitada estão as engenheiras florestais Maria Harumi Yoshioka, Helena Pereira, Patrícia Nazário, Adriana Santos e Ana Paula Dalla Corte, e a advogada, Mônica Breda.

Lançamento

O lançamento da Rede será no dia 03 de agosto às 19h, no Centro de Ciências Florestais e da Madeira (CIFLOMA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Neste encontro inaugural a ideia é discutir estratégias para alcançar a igualdade de gênero.

A programação contará com a apresentação dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: igualdade de gênero na agenda global” pela socióloga e consultora em sustentabilidade pelo Sesi do Paraná, Renata Fagundes Cunha. Há mais de 20 anos é ativista pela garantia de direitos das mulheres, tendo sido uma das fundadoras do Fórum Popular de Mulheres do Paraná em 1994.

Durante o Seminário também será apresentado o marco de criação da Rede Mulher Florestal, quando da participação no Foro das Nações Unidas sobre Florestas em maio deste ano e discutidas as principais barreiras e oportunidades para igualdade de gênero no setor florestal.

Apesar do foco da Rede estar nas mulheres, Fernanda faz questão de deixar claro: “homens que atuam no setor são bem-vindos e parte da solução”.

Para saber mais: facebook.com/redemulherflorestal.

A agência Interact Comunicação e Assessoria de Imprensa, que há 14 anos atua no setor de base florestal, e o Portal Madeira e Construção, veículo de comunicação especializado no tema, são parceiros da iniciativa.

Serviço:
Lançamento Rede Mulheres do Setor Florestal
Data: 03 de agosto de 2018, sexta-feira
Horário: das 19h00 às 21h00
Local: Centro de Ciências Florestais e da Madeira (CIFLOMA) – Av. Pref. Lothário Meissner, 632 – Curitiba (PR)
Público-alvo: mulheres e homens que atuam no setor florestal, estudantes, professores e pessoas interessadas.
Evento gratuito
Para confirmar presença: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Por Juliane Ferreira
Fonte: Portal Madeira e Construção
http://madeiraeconstrucao.com.br/rede-ira-promover-igualdade-de-oportunidades-para-mulheres-no-setor-florestal/

Image

Instituição voltada a atender os desafios impostos para unir e defender a classe florestal no estado do Paraná, bem como oferecendo formas de atualização e melhoria dos profissionais.