
Instituição voltada a atender os desafios impostos para unir e defender a classe florestal no estado do Paraná, bem como oferecendo formas de atualização e melhoria dos profissionais.
Que nesse dia do meio ambiente, todos (profissionais que atuam na área, pessoas físicas ou jurídicas que de qualquer forma utilizem o meio ambiente, gestores públicos que atuam na sua proteção, membros do ministério público e dos poderes executivo, legislativo, e judiciário) possam executar com esmero suas atribuições, contribuindo para que o brasil mantenha sua vocação de protetor dos recursos naturais em consonância com o desenvolvimento sustentável e com responsabilidade socioambiental.
Luiz Antonio Mota Nunes de Melo (Manaus)
Presidente da APEF
O Laboratório de Paisagismo do Departamento de Ciências Florestais da UFPR, polo mais antigo e produtivo em geração de conteúdo científico sobre floresta urbana do país, realizará o primeiro Congresso Online de Manejo e Conservação das Árvores Urbanas. O Congresso será realizado no período de 22 a 26 de março de 2021 por meio de transmissão no Youtube. A programação conta com diversas palestras ao vivo, momento para interação com o público e apresentações de trabalhos técnicos-científicos na forma de poster digital e vídeo pitch. Informações atualizadas serão disponibilizadas nas redes sociais do evento.
Acesse:
Intagram: @arvores.urbanas.2021
Facebook: facebook.com/Arvores.Urbanas.2021
DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado,
bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida,
impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e
preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
As florestas trazem e geram benefícios diretos como proteção da fauna, produção de frutas, princípios ativos medicamentosos, madeira, cipó e de forma indireta, promove a manutenção da fertilidade do solo e reciclagem de nutrientes, proteção de bacias hidrográficas, fixação de carbono, controle de erosão, mantendo o equilíbrio harmoniosos da biodiversidade.
As florestas brasileiras, pela dimensão continental do país, tem uma diversidade de biomas florestais, sendo eles: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa.
Recentemente, um estudo elaborado pela EMBRAPA concluiu que a situação real das florestas brasileiras chega a 66,3% de suas áreas protegidas, sendo utilizado 30,2% do território brasileiro para agricultura, pecuária e plantações florestais.
NÓS PROTEGEMOS AS NOSSAS FLORESTAS!
Luiz Antonio Mota Nunes de Melo (Manaus)
Presidente da APEF
O Professor da UFPR, SEBASTIÃO DO AMARAL MACHADO, Presidente Fundador da APEF, conta a História da formação da primeira Faculdade de Florestas do Brasil para o Florestas Online (o Primeiro Congresso Florestal Online do Brasil - organizado pela Paulo Cardoso Comunicações).
Produção Bit Vídeo, realização Paulo Cardoso Comunicações.
Uma rede independente de mulheres do setor florestal começa a ganhar voz a partir da mobilização de um grupo de profissionais do Paraná. De caráter não governamental, sem fins lucrativos ou vinculação partidária, a Rede Mulheres do Setor Florestal – Rede Mulher Florestal está sendo criada para promover o respeito à diversidade e à igualdade de oportunidades nesse segmento.
De acordo com uma das idealizadoras do projeto, a consultora e engenheira florestal Fernanda Rodrigues, o setor florestal historicamente é majoritariamente masculino. “A inserção das mulheres nesse mercado se deu mais recentemente e o tema equidade de gênero necessita de discussão ampla, já que o assunto é evidente nas discussões internacionais e nacionais, mas incipiente dentro do segmento”, afirma. Vale lembrar que a discussão já faz parte dos novos padrões que serão adotados pelo Forest Stewardship Council (FSC), que certifica áreas florestais em todo o mundo.
A organização pretende ser uma plataforma, que permita que mulheres ligadas ao setor florestal brasileiro tenham seu primeiro contato, ampliem, promovam e compartilhem seu conhecimento sobre o tema gênero no setor florestal.
Para isso, irá atuar a partir de sete estratégias que foram alinhadas com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Organizações das Nações Unidas (ONU) número 5 que preconiza: “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas e com o Plano Estratégico das Nações Unidas para as Florestas 2017-2030”. As estratégias da Rede são:
Lançamento
O lançamento da Rede será no dia 03 de agosto às 19h, no Centro de Ciências Florestais e da Madeira (CIFLOMA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Neste encontro inaugural a ideia é discutir estratégias para alcançar a igualdade de gênero.
A programação contará com a apresentação dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: igualdade de gênero na agenda global” pela socióloga e consultora em sustentabilidade pelo Sesi do Paraná, Renata Fagundes Cunha. Há mais de 20 anos é ativista pela garantia de direitos das mulheres, tendo sido uma das fundadoras do Fórum Popular de Mulheres do Paraná em 1994.
Durante o Seminário também será apresentado o marco de criação da Rede Mulher Florestal, quando da participação no Foro das Nações Unidas sobre Florestas em maio deste ano e discutidas as principais barreiras e oportunidades para igualdade de gênero no setor florestal.
Apesar do foco da Rede estar nas mulheres, Fernanda faz questão de deixar claro: “homens que atuam no setor são bem-vindos e parte da solução”.
Para saber mais: facebook.com/redemulherflorestal.
A agência Interact Comunicação e Assessoria de Imprensa, que há 14 anos atua no setor de base florestal, e o Portal Madeira e Construção, veículo de comunicação especializado no tema, são parceiros da iniciativa.
Serviço:
Lançamento Rede Mulheres do Setor Florestal
Data: 03 de agosto de 2018, sexta-feira
Horário: das 19h00 às 21h00
Local: Centro de Ciências Florestais e da Madeira (CIFLOMA) – Av. Pref. Lothário Meissner, 632 – Curitiba (PR)
Público-alvo: mulheres e homens que atuam no setor florestal, estudantes, professores e pessoas interessadas.
Evento gratuito
Para confirmar presença: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Por Juliane Ferreira
Fonte: Portal Madeira e Construção
http://madeiraeconstrucao.com.br/rede-ira-promover-igualdade-de-oportunidades-para-mulheres-no-setor-florestal/
Instituição voltada a atender os desafios impostos para unir e defender a classe florestal no estado do Paraná, bem como oferecendo formas de atualização e melhoria dos profissionais.